Wednesday, July 12, 2006

Romantismo e Política



Na última aula, foram discutidos os livros Romantismo e Política, de Michael Löwy e Robert Sayre, em contraponto com Tudo o que é sólido desmancha no ar, de Marshall Berman.


2 Comments:

At 1:23 PM, Blogger Orlando Lopes said...

INTELECTUAIS E ROMANTISMO REVOLUCIONÁRIO

MARCELO RIDENTI
Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Autor, entre outros livros, de Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV.

---------------------------------

Resumo: O artigo pondera sobre a trajetória de setores da intelectualidade brasileira dita de esquerda, a partir dos anos 60, marcados pelo romantismo revolucionário. Porém, com o avanço desigual e combinado do capitalismo, viriam a impor-se a atomização reificada da sociedade do espetáculo e o esvaziamento do ensaio geral de socialização da cultura. Esse processo tenderia a institucionalizar profissionalmente o meio intelectual e a afastá-lo do compromisso com as causas críticas da ordem.

Palavras-chave: cultura e política; intelectualidade brasileira; rebeldia e revolução.

download article in PDF format
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0102-88392001000200003&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

 
At 1:26 PM, Blogger Orlando Lopes said...

SURREALISMO: a cauda do cometa ainda brilha. Resenha de Gustavo Bernardo para "A estrela da manhã: surrealismo e marxismo", de MICHAEL LÖWY. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

Publicado em O Globo de 31/05/2003

http://paginas.terra.com.br/arte/dubitoergosum/resenha13.htm

 

Post a Comment

<< Home